Artista expõe gravuras e objetos poéticos na Galeria Virgílio. Entre os destaques está obra que critica loucura política atual

Foto: Olício Pelosi/DINO

Chamado de artista-poeta pelo gestor cultural e curador Daniel Rangel, Gastão Debreix, 58, apresenta na exposição "Diálogo" um recorte de seus 30 anos de produção marcada pela constante experimentação de suportes e inspirada na poesia concreta e na pop art.
A exposição, com abertura no dia 14 de maio na Galeria Virgílio, em São Paulo, reúne desde os primeiros caligramas até as atuais gravuras e ready-mades que chamam a atenção nas redes sociais do artista.
É uma grande mostra de serigrafias de diversos períodos e formatos, objetos poéticos e versões diferentes de "Tramas", uma série de obras criada a partir da apropriação de pequenos pedaços de latas de tinta de parede, dobrados e trançados.
Um dos destaques em meio às obras atuais é a gravura "Lama sobre Lama", com tipologia inspirada no icônico poema concreto Viva a Vaia, de Augusto de Campos.
Produzida em serigrafia com terra vermelha, a gravura remete aos vales entupidos pelos restos de mineração em Minas Gerais e Espírito Santo e também ao contexto político brasileiro.
Entre os ready-mades, a serigrafia "Pau de Arara" revela a veia engajada do artista ao fazer alusão à tortura praticada nos regimes repressivos. "Pau de Arara foi inspirada na loucura de nosso governo atual, militarista, maluco, que enaltece a ditadura", afirma Debreix.
"Diálogo", a obra que dá título à exposição, com a imagem de dois perfis humanos formada pela colagem de fórmicas coloridas típicas dos cartoons, é definida por Daniel Rangel como um poema sem palavras desenhado por Debreix
"É um artista que executa pessoalmente todas as etapas envolvidas na formalização das obras", conta o curador no texto de apresentação do caprichado catálogo.
A mostra individual na Galeria Virgílio, um amplo espaço em Pinheiros direcionado à arte contemporânea, é vista por Debreix como uma importante incursão no mercado de São Paulo - ele vive em Bauru (a 328 km da capital) e já é bastante conhecido no interior do Estado. Já participou de diversas mostras coletivas em vários lugares do mundo e tem poemas publicados na revista Artéria, renomada e vanguardista publicação independente. Mas faltava uma grande exposição individual por aqui.
"Sempre tive vontade de chegar com força em São Paulo, mostrar minha arte em uma galeria bacana", diz. Respirando arte dia e noite, como conta, Debreix está pronto para receber o público para ver e sentir sua obra.

"Diálogo"

Exposição de Gastão Debreix
De 14 de maio a 14 de junho - das 10 às 19h
Galeria Virgílio - Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426 - Pinheiros
Entrada gratuita