Um pouco sobre a Serigrafia...


Antes de começar o processo de impressão serigráfica, é preciso escolher a tinta correta. Quando o trabalho exige uma tonalidade que não se encontra pronta, essa é obtida a partir da mistura de outras cores. É recomendável misturar pequenas quantidades até atingir o tom ideal, começando, sempre, pelas cores claras. Em geral, o prazo de validade é de dois anos.

As tintas mais utilizadas para a impressão em tecido são as fabricadas à base de água. Por isso, a matriz deve ser preparada com emulsão à base de água e o tecido precisa ter um número de fios maior que 90, seja em poliéster ou nylon.

Muitos problemas ocorridos na impressão serigráfica têm sua origem na manipulação e uso incorreto das tintas. Por isso, é necessário usar a dose de aditivos adequada.Segundo a Cooper https://www.facebook.com/cooperscreenloja “é sempre bom ter por perto uma tabela com informações sobre as tintas utilizadas na serigrafia, seja para sanar alguma dúvida relativa à aplicação, seja para conferir qual o tempo certo de secagem”.

O rodo também é  muito importante na impressão e deve ser adequado a cada desenho. O tamanho ideal é determinado, sempre, pela largura interna do quadro, sendo de três a quatro centímetros menor que sua largura e sempre maior do que a imagem.
www.cpt.com.br.